Se você dirige muito no dia-a-dia, por mais de meia hora todos os dias para ir e voltar do trabalho, você pode apresentar dor lombar. Aproximadamente 30% a 60% das pessoas que dirigem com frequência apresentam dores na coluna, e que pioram ao dirigir.

Isto ocorre por estar a todo momento expondo nosso corpo a sobrecarga da posição sentada, acelaração, desaceleração e vibrações. Estes fatores podem diferir um pouco entre o tipo de carro utilizado, mas estão sempre presentes.

Como os pés ficam mexendo enquanto você está sentado, eles perdem a sua função de ajudar na estabilização, deixando todo o suporte para nossa coluna. Tudo isto, somado aos formatos e desgastes dos bancos dos nossos carros podem facilitar a ocorrência da dor na lombar.

Para evitar que isto ocorra ou para tentar minimizar elaboramos algumas dicas, mesmo sabendo que o trânsito, muitas vezes pode ser um vilão difícil de controlar:

  • Identifique o tempo limite que geralmente sua coluna começa a te incomodar. Se conseguir identificar, poderá estabelecer intervalos e paradas para evitar a dor.
  • Faça paradas para se movimentar um pouco e alongar levemente. Alongue-se antes de iniciar a sua jornada, durante e nos intervalos.
  • Reveja a posição do seu banco, optando por sentar o mais confortavelmente. Se seu assento não tem suporte para sua lombar, nada impede de colocar uma toalha dobrada, ou uma pequena almofada.
    Procure acomodar e ajustar os espelhos e o banco para ficar mais fácil olhar todos os lados, sem ter que forçar demais o seu pescoço.
  • Divida a direção. Se o trecho for longo ou o trânsito estiver muito pesado, se possível faça um rodízio de motorista, isto irá ajudar a preservar a sua coluna. Sendo um passageiro você fica mais livre para se movimentar e ir acomodando melhor a sua coluna e sua postura, aliviando um pouco mais a sobrecarga.
  • Cuidado ao entrar e sair do veículo. Cuidado para não torcer demais a coluna, fique atento a rodar todo o seu corpo, e não apenas o seu tronco, leve as pernas junto no movimento.
  • Cuidado ao carregar e descarregar o seu carro. Leve os objetos bem próximo ao seu corpo e divida o peso. Não tente carregar objetos pesados sozinho. Lembre-se de dobrar o seu joelho para abaixas ao invés de fletir apenas a sua coluna.
  • Faça exercícios. Manter a musculatura fortalecida é a melhor maneira para que sua coluna mantenha-se saudável