HÉRNIA DE DISCO CERVICAL OU CERVICOBRAQUIALGIA

hérnia de disco cervical ocorre quando o disco intervertebral sofre uma ruptura na sua parte externa com o extravasamento do conteúdo interno “ núcleo pulposo” causando uma compressão de alguma raiz nervosa cervical.

As raízes cervicais são responsáveis pela inervação sensitiva e motora dos membros superiores, então a sua compressão pode ocasionar dor, formigamento, anestesia, perda de força na região do membro superior em que a raiz é responsável.

SINTOMAS E SINAIS DA HÉRNIA DE DISCO CERVICAL
  • Dor cervical com irradiação para musculatura do trapézio e algumas vezes até a escápula
  • Dor irradiada para o membro superior que geralmente piora quando esticamos o braço e melhora quando o levantamos
  • Parestesia “formigamento” em alguma região do membro superior -Diminuição de sensibilidade
  • Diminuição dos reflexos nos membros superiores
  • Diminuição de força em membro superior restrito a região do membro superior inervada pela raíz nervosa comprimida

Na hérnia de disco cervical esses sintomas podem apresentar-se isolados ou associados dependendo da evolução e gravidade do caso.

EXAME FÍSICO CERVICAL

O paciente com algum desses sintomas acima deve ser examinado corretamente. esse exame físico deve ser feito dividindo em exame sensitivo, motor, reflexos e testes especiais:

Exame de sensibilidade deve examinar os dermátomos sensitivos: cada nervo cervical tem uma região de sensibilidade e isso deve ser examinado adequadamente.

Exame motor deve examinar a força de todos os movimentos do membro superior.

Exame de reflexos é extremamente importante.

Testes especiais são importantes para avaliar se a dor é devido a compressão dos nervos da coluna.

Spurling: o médico fica atrás do paciente e coloca pressão sobre a cabeça e a inclina lateral. Se o paciente tiver uma hérnia a dor irradiará para o membro superior do lado da hérnia de disco.

EXAMES DE IMAGEM

Ressonância Magnética: A ressonância magnética é o exame principal para o diagnóstico de hérnia cervical e também identificar outra causa de compressão cervical. Ela permite identificar o local, a causa e o grau compressão.

Eletroneuromiografia: Exame importante para avaliar o grau de comprometimento das estruturas nervosas. Também importante para o diagnóstico diferencial de doenças neurológicas que cursam com dores e fraqueza nos braços.

Tomografia: exame deve ser solicitado quando o paciente não pode fazer a ressonância magnética por ter marca-passo ou clipes metálicos no cérebro.

Ressonância com flechas verdes e amarelas mostrando a hérnia cervical

Ressonância normal. Ressonância com hérnia de disco.

TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO CERVICAL

Medicamentoso: diversas medicações podem ser utilizadas conforme a intensidade da dor entre eles: analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, opióides, corticoides. A tabela abaixo mostra a escala de medicações que utilizamos.

Escala Analgésica da Dor, OMS, 1986

Dor Leve
Não Opióides (Dipirona, AINES, AIES…)

Dor Moderada
Opióides Fracos (Tramadol, Codeína, Buprenorfina…) + Não Opióides

Dor Intensa
Opióides Fortes (Morfina, Metadona, Fentanil…) + Não Opióides

Dor Refratária
Procedimentos Intervencionistas + Opióides Fortes + Não Opióides

Fisioterapia: a fisioterapia ajuda no alívio da dor, na melhora de contraturas musculares e na postura

Bloqueios de dor: As infiltrações ou bloqueios de dor ajudam nos casos que não estão melhorando apenas com medicações e fisioterapia

Cirurgia: indicado na dor muito intensa sem melhora com o tratamento clínico. Paciente com perda de força progressiva. Hérnias muito volumosas com compressão da medula

Tipos de cirurgia:
Posterior foraminotomia: pequena incisão na parte posterior da cervical colocação de um tubo sem lesão muscular como um espéculo ginecológico e por eles trabalhamos com segurança. Nessas foraminotomias não precisamos fazer a fusão óssea.

Prótese com movimento: Removemos o disco depois colocamos uma prótese que permite o movimento da cervical

Anterior acesso com colocação de prótese após remoção do disco

Fusão com cage e placa cervical: procedimento ideal para pacientes que além da hérnia tem artrose das articulações facetárias cervicais