Os individuos com Doença Degenerativa do Disco (DDD) geralmente são pessoas saudáveis, com idade entre 30 e 40 anos. Geralmente a dor destes pacientes não são continuas ou intensas. Se forem, então o problema pode estar associado a uma outra causa de dor na coluna. A dor da Doença Degenerativa do Disco está mais relacionada a atividades, e pode ter período de alívio, alternando com períodos em que a dor retorna com intensidade um pouco maior na regiao lombar.

Sintomas Comuns da DDD:

Piora da dor ao sentar, uma vez que nesta posição a sobrecarga nos discos lombares pode chegar a 3 vezes mais do que na posição em pé

Algumas posições podem piorar as dores, como inclinar para os lados, pegar um peso, ou rodar a coluna.

Andar ou correr pode aliviar a dor em relação a ficar sentado ou mais tempo em pé.

Pacientes tendem a sentirem-se melhor quando podem mudar sua posição frequentemente, principalmente quando ficam deitados.

O tratamento requer a associação entre medicamentos e uma reabilitação adequada com fisioterapeutas e educadores físicos, são a melhor opção. As técnicas e associações com terapias manuais, osteopatias, cinesioterpia, e atividades físicas, tem demonstrado ótimos resultados. Devemos ainda, salientar a necessidade de mudanças dos hábitos do dia-a-dia, em especial da “doença do sentar”, que acomete muitos de nós atualmente.