1. Entenda o problema!

Hoje em dia temos capacidade e conhecimento suficiente para podermos entender o que está acontecendo com a nossa saúde. Então o primeiro passo é realmente conversar com o seu médico, com calma, para saber o que está acontecendo e o que vem a ser o seu problema de saúde.

A hérnia de disco, ocorre quando uma parte do disco, um amortecedor que fica entre os ossos da nossa coluna, sai da sua posição normal, e vai comprimir os nervos causando dor.

2. Você já fez o tratamento clínico, bem feito?

Muitas pessoas nos dias de hoje, sofrem com hérnia de disco. A imensa maioria não necessita de tratamento cirúrgico. Podem melhorar com o tratamento clínico com medicamentos adequados e reabilitação bem feita. Você já fez de maneira bem feita esta parte do tratamento? Apenas poucas pessoas, acabam não melhorando com o tratamento, e os sintomas pioram, acompanhados de dor intensa e às vezes com problemas neurológicos. Nestes casos a cirurgia pode estar indicada, quando houver uma correlação exata do que você esteja sentindo com o que aparece no exame, pois nem todas as hérnias que aparecem no exame necessitam de cirurgia.

3. Existe mais alguma opção antes da cirurgia?

A próxima opção quando as dores não estão melhorando com medicamentos e fisioterapia, ou para confirmar com mais precisão, se o que você vem sentindo, está vindo exatamente de um determinado local, pode-se utilizar os procedimentos intervencionistas para dor. São aplicações de medicamentos, guiados por exames de raio X ou tomografia, para garantir que o local da injeção esteja sendo aplicada exatamente, onde a alteração foi identificada nos exames. Desta forma pode-se obter a melhora da dor e ainda ser mais uma confirmação que a dor está vindo daquele local.

4. Tenho que por pino ou implante?

Não, para tratar hérnia de disco, a cirurgia que deve ser realizada é apenas a retirada da hérnia de disco, ou seja, apenas retirar a parte que está comprimindo o nervo e causando a dor. Casos que necessitam implantes não são para hérnia de disco, mas existem outros problemas associados. Na duvida busque uma outra opinião médica.

5. Quando devo passar por uma segunda opinião?

Segunda, terceira ou mais opiniões devem ser buscadas quando não houver esclarecimento das duvidas, ou falta de empatia e estabelecimento de uma boa confiança entre o médico e o paciente. Confiança para realização de um procedimento cirúrgico e de qualquer tratamento médico, é o primeiro passo para obter o melhor resultado. Mantendo a duvida busque outra opinião e se for esclarecido você pode optar por retornar ao médico anterior se quiser, nada impede.

6. Detalhes da Cirurgia

Anote e pergunte suas duvidas quanto ao procedimento: como será realizado, qual o tipo da anestesia, quais os riscos do procedimento, qual a previsão de tempo esperada para cirurgia, como será o período de internação após a cirurgia, como você deve ficar em casa nas primeiras semanas, e como será a recuperação, vai precisar de reabilitação, quanto de melhora dos sintomas se pode esperar, há riscos de recorrências e problemas no futuro, entre outras questões.

Para mais informações faça o download gratuito do livro “Tudo o que você precisa saber sobre dor nas costas”.