MICRODISCECTOMIA MINIMAMENTE INVASIVA TUBULAR

A microdiscectomia é, para o tratamento da hérnia de disco, o que se chama de padrão-ouro (gold standard, em inglês).

O que isto significa?

Significa que é, atualmente, a melhor técnica identificada pelos melhores estudos científicos. Para que qualquer outra técnica possa adquirir o “status” de padrão ouro, esta técnica tem que ser comparada à técnica padrão ouro e ela tem que se mostrar, no mínimo, igual em termos de resultados e em termos de minimizar complicações. Em resumo, se você busca saber qual é a melhor técnica para o tratamento de hérnia de disco lombar, pode-se dizer que hoje, em 2020, a melhor técnica é a microdiscectomia.

A microdiscectomia é feita através do uso de microscópios cirúrgicos. O microscópio é um instrumento utilizado para melhorar a visualização das coisas, aumentando enormemente a capacidade de ver do olho humano.

O microscópio cirúrgico com o uso das poderosas lentes aumenta as muito pequenas estruturais neurais, a hérnia de disco lombar, vendo com enorme clareza os locais de compressão de nervo, com o intuito de permitir a remoção da estrutura que agride o nervo podendo preservá-lo com a máxima segurança.

Figura1 mostra o microscópio pentero com a luz e toda sua capacidade de aumento aumento

microdiscectomia

Figura2 mostra o afastador tubular que permite chegar a hérnia de disco com pequena incisão e pouca agressão muscular. A figura a direita mostra a incisão na pele