A Denervação Facetária é indicada para tratamento de Artrose facetária que causa dor em coluna lombar sem melhora com o tratamento clínico

A articulação facetaria proporciona estabilidade e permite à coluna inclinar-se e rodar. Ela contém cartilagem entre os ossos e é envolvida por uma cápsula cheia de líquido sinovial e inervada pelo Ramo Medial da Raiz nervosa que sai da coluna pelo forame.

A dor facetária origina-se da perda da cartilagem ocorrendo atrito de osso com osso, gerando um líquido sinovial mais inflamado e um aumento da inervação sensitiva da articulação devido essa degeneração da faceta.

A denervação facetária, também conhecida como radiofrequência da faceta ou rizotomia, é um procedimento minimamente invasivo percutâneo. É realizado com anestesia local ou sedação leve, de acordo com o paciente. Em centro cirúrgico, uma cânula fina parecida com uma agulha é posicionada guiada por fluoroscopia (raio-x intraoperatório) perto do Ramo Medial irritado. O eletrodo da radiofrequência é inserido através dessa cânula e o cirurgião testa o posicionamento correto e seguro. Se a estimulação reproduz a dor lombar sem nenhum outro efeito muscular o eletrodo está bem posicionado. Em seguida é feito o aquecimento do eletrodo para cauterizar o nervo e bloqueando o sinal de dor.