DÚVIDAS COMUNS SOBRE CIRURGIA PARA ESCOLIOSE

A cirurgia de escoliose é a artrodese da coluna. Isto é, em essência, um processo de “colagem”. A ideia básica é realinhar e fundir todas as vértebras que fazem parte da escoliose, de modo que isto se torne um bloco de osso único e sólido.

A maioria dos cirurgiões de escoliose concordam que as crianças com curvas graves (50 graus ou mais) necessitarão cirurgia para corrigir a curva e evitar que a sua progressão.

Com os instrumentais e tecnologias disponíveis atualmente, os cirurgiões de escoliose estão aptos a corrigir significativamente as curvas.

QUANDO ESTÁ INDICADO A CIRURGIA DE ESCOLIOSE?

O tratamento cirúrgico para a escoliose idiopática é reservado para os casos de curvas progressivas e sem controle com o tratamento clínico.

Em geral, curvas acima de 50 graus têm indicação absoluta de cirurgia, pois os estudos demonstram que haverá progressão da curva mesmo na fase adulta (em média 1º/ano). No caso de crianças e adolescentes ainda em fase de crescimento, a indicação cirúrgica pode ser mais precoce com 40 a 45 graus dependendo caso a caso.

É fundamental a avaliação de um médico especialista para analisar globalmente todos os fatores de cada paciente (deformidade estética, queixa clínica, grau da curva, flexibilidade e potencial de crescimento).

A grande preocupação a longo prazo é o sistema cardiorrespiratório. Sabe-se que curvas até 60-70 graus habitualmente não acarretam sintomas limitantes. Entretanto, a partir desse valor já inicia algum tipo de restrição da capacidade cardiorrespiratória dos pacientes e essa restrição poderá aumentar com a progressão da curva (diminuição do espaço disponível para os pulmões e coração).

QUANTO A CIRURGIA CONSEGUIRÁ CORRIGIR A ESCOLIOSE?

As vértebras, servem também, para proteger a medula, logo o seu cirurgião corrigirá a coluna apenas o quanto for seguro para a medula.

O grau de correção de uma cirurgia dependerá da flexibilidade da sua escoliose antes da cirurgia. Em geral, quanto mais flexível for a sua curva, maior será a correção obtida na cirurgia. Seu médico pode calcular a flexibilidade antes da cirurgia. Isso é realizado com incidências radiográficas especiais,  chamadas radiografias com inclinação ou sob tração.

A maioria dos pacientes consegue obter curvas com menos de 25 graus após a cirurgia. Em muitos casos, estas pequenas curvas não são perceptíveis.

EU TENHO DOR NAS COSTAS ASSOCIADA A MINHA ESCOLIOSE. A CIRURGIA ALIVIARÁ ESTAS DORES?

Imediatamente após a cirurgia, haverá mais dor que antes da cirurgia. Mas isto geralmente melhora após o período de algumas semanas a poucos meses. A maioria dos pacientes relata que a dor torna-se menor, cerca de 1 ano depois da cirurgia.

PASSOS FUNDAMENTAIS NA CIRURGIA DE ESCOLIOSE:
  1. Definição dos níveis de instrumentação: medição com a radiografia do valor angular e das vértebras que tem que serem operadas.
  2. Incisão cirúrgica cuidadosamente medida para a cicatriz ficar a menor e mais reta possível.
  3. Instrumentação: inicialmente, inserem-se implantes vertebrais, que serão utilizados como pontos de apoio para correção da curva.
  4. Correção Existem diferentes manobras para alinhar a coluna. A escolha da técnica depende do tipo e da localização da curva, além da preferência do cirurgião.
  5. Fechamento: Etapa fundamental para uma boa cicatriz cirúrgica no pós-operatório.
A ARTRODESE DEIXARÁ MINHAS COSTAS RÍGIDAS E SEM PODER MOVIMENTAR O TRONCO?

Após a artrodese da coluna, a maioria das pessoas permanece com mobilidade suficiente na coluna para executar todas as atividades da vida diária e a maioria dos esportes. Se você participa de atividades que necessitem muita flexibilidade, poderá levar algum tempo para se adaptar.

A maioria das pessoas sentem que, após um ano da cirurgia, as suas costas voltam ao “normal” ao participar destas atividades.

DÚVIDAS COMUNS SOBRE RECUPERAÇÃO APÓS A CIRURGIA

A maioria dos pacientes permanece no hospital por 4 a 10 dias. Afastado da escola por 2 a 6 semanas, e retorna às suas atividades em 2 a 6 meses.

PASSO-A-PASSO CIRURGIA DE ESCOLIOSE

1. Incisão abertura da coluna colocação dos parafusos e da haste de titaneo

Cirurgia para Escoliose

2. Correção da curva rodando toda coluna vertebral

Final de Cirurgia para Escoliose

3. Curva já praticamente retificada e com pequenos ajustes para refinamento da correção cirúrgica