O uso de salto alto pode causar mal à sua saúde, causando lesões nos pés e na coluna, encurtamento de músculos e tendões e artrose.

O Dr. Luciano Miller, da Clínica Colunar participou de uma entrevista para a CNN Brasil no dia 27/10, onde falou dos riscos que a utilização de sapatos de salto alto podem causar.

Além de dores, bolhas e calos, o uso recorrente de sapatos de salto alto pode causar também deformações nos pés (joanetes e neuroma de Mortori), nos joelhos e na coluna. Além disso pode causar dores lombares, artrose nos dedos dos pés e na coluna e encurtamento de músculos e tendões.

“As lesões mais comuns pelo uso frequente de sapatos de salto alto são pinçamentos articulares na coluna, alterações anatômicas nos pés como joanete, encurtamento do tendão de Aquiles, neuroma de Morton, e alteração da biomecânica da coluna, além do aumento da lordose lombar”, segundo o Dr. Luciano Miller.

Algumas dicas para prevenir as lesões na coluna e nos pés com o uso de sapatos de salto é saber usá-los de maneira a evitar tais problemas.

Uma dica é alternar em dias diferentes o uso de salto com sapatos mais baixos ou mesmo sem salto, mas com solado macio;

Optar por sapatos mais largos e acolchoados para evitar as lesões, principalmente  para quem já tem joanete tambem é importante.

Usar uma plataforma anterior grossa e macia, que possa colocar um acolchoamento, que minimize a sobrecarga na frente é o ideal. Em sapatos muito duros, palmilhas de silicone na frente pode deixar o solado mais macio.

Outro ponto importante para quem não quer abrir mão dos saltos altos é fortalecer a musculatura corporal para aguentar as descompensações causadas pelo seu uso.

Alongamentos da panturrilha devem ser feitos, preferencialmente, após o uso do calçado. Mas também podem ser feitos ao longo do dia.

Outra medida importante é massagear os pés sempre que possível.

Para ler a matéria completa, clique aqui.